Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Apesar de barrado pela Lei da Ficha Limpa, Jader Barbalho toma posse no Senado


Publicado em 28/12/2011, 16:56
Última atualização às 18:43

Apesar de barrado pela Lei da Ficha Limpa, Jader Barbalho toma posse no Senado
Jader Barbalho foi enquadrado na legislação por ter renunciado ao cargo de senador em 2000 para escapar de cassação (Foto: José Cruz/Agência Senado - arquivo)
São Paulo – O ex-deputado federal e ex-governador do Pará tomou posse no Senado nesta quarta-feira (28). Ele ocupará a cadeira que até então era de Marinor Brito (PSOL-PA).  A presidente em exercício da Casa, Marta Suplicy (PT-SP), foi quem empossou Barbalho, conforme prevê o regimento do Senado para solenidades do gênero promovidas durante o recesso parlamentar.
Marinor Brito tentou adiar a posse, protocolando pedido de mandado de segurança junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ela questionou o rito aplicado pela Mesa do Senado, mas teve o pedido negado pelo ministro Ayres Britto. Com a saída de Marinor, a bancada do PSOL passa a ter apenas um parlamentar na Casa, o senador Randolfe Rodrigues (AP).
Barbalho, eleito senador com 1,8 milhão de votos, foi impedido de tomar posse por ter sido enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Porém, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a lei, sancionada em julho de 2010, inaplicável nas eleições daquele ano, o que abriu caminho para o peemedebista. Ele foi enquadrado na legislação por ter renunciado ao cargo de senador em 2000, para escapar de um iminente processo de cassação. Ele estava envolvido em uma disputa com o então presidente da Casa, Antonio Carlos Magalhães (então no PFL), que morreu em 2007.

fonte: www.redebrasilatual.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário